quarta-feira, 11 de novembro de 2009

1ª Aula: Construções teóricas

O espaço para jogos e brincadeiras são uma das preocupações de grande parte dos educadores.

Os jogos são importantes para a compreensão da constituição psíquica da criança como também seu desenvolvimento social e cognitivo. É um recurso pedagógico e também psicopedagógico, sendo que no brincar a criança assimila teoria e prática, cria hipóteses, adquire experiências, fazendo com que a atividade seja interessante. É necessário, portanto que a criança tenha essa experiência de criar hipóteses, pois assim ela vai aprendendo no processo de alfabetização a criar soluções válidas para qualquer situação em seu cotidiano escolar ou não. Isso traz também benefícios para sua vivência social, pois em sociedade constantemente ela irá precisar solucionar problemas e criar e recriar novos fatos.

Para Froebel com os jogos a criança passa a ter noção matemática, e noções primárias da metafísica e da física, sendo os jogos necessários para um desenvolvimento integral da criança onde não somente a brincadeira é trabalhada com prazer, mas conteúdos significativos são explorados mesmo no contexto de alfabetização.

É importante ressaltar que os jogos se mostram importantes para uma maior socialização entre as crianças, em processo de alfabetização isso é muito importante, pois sem socialização a alfabetização fica prejudicada e mais difícil de ser aprendida pelas crianças. Na socialização as crianças percebem seus limites e os limites dos colegas e assim podem se ajudar mutuamente, um compreendendo o outro. Outro fator que a socialização agrega são valores, pois em compreensão aos limites e em ajuda ao colega, a criança percebe que regras morais são necessárias nos ambientes em que vivem.

Vigostsky afirma: “... aprende a seguir os caminhos mais difíceis, subordinando-se às regras e, por conseguinte, renunciando ao que ela quer, uma vez que a sujeição as regras e a renúncia à ação impulsiva constituem o caminho para o prazer no brinquedo” (VIGOTSKI, 1998, p.130). Portanto é no jogo que a criança aprende a construir caminhos de acordo com as regras que se estabelecem nesse caminho. Na fase de alfabetização a criança está criando um caminho para se estabelecer como indivíduo. Nesse processo ela está aprendendo novas regras, novas visões de mundo e, portanto necessita de renúncias para o aprendizado. No jogo a criança também se estabelece como aprendiz e desenvolve regras para se estabelecer em sociedade. O jogo, portanto se mostra essencial para o processo de alfabetização, sem ele processo cognitivo e social fica comprometido e em defasagem. É necessário que os educadores desenvolvam com os alunos jogos para o estabelecimento da criança como indivíduo que necessita de uma integralidade para ser atuante no mundo.

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