quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Apresentação do curso




A construção de jogos didático-pedagógicos, além de ser uma opção divertida e instrutiva para os alunos entrarem em contato com o objeto de estudo, facilita o trabalho do educador, possibilitando-lhe maneiras de trabalhar em sala de aula e de atingir todos os alunos.

Dessa forma, o curso "A importância do jogo como recurso para professores alfabetizadores", tem o objetivo de: possibilitar que professores alfabetizadores utilizem jogos como recursos didáticos em sua prática pedagógica.

Busca-se, então, enquanto participantes do processo de capacitação de alfabetizadores, fundamentar a prática docente contemplando as contribuições dos jogos no processo de alfabetização dos alunos e desenvolver propostas de trabalho, levando em conta à valorização da cultura em que os alunos e alfabetizadores estão inseridos e o papel da Educação na formação da consciência.

Objetivo do curso



Possibilitar que professores alfabetizadores utilizem jogos como recursos didáticos em sua prática pedagógica.

Público - alvo



Professores que lecionam no Ensino Fundamental I.

1º MÓDULO: ALFABETIZAÇÃO



Objetivo desse módulo

Contribuir para uma melhor compreensão dos aspectos que envolvem a alfabetização, problematizando a questão do fracasso escolar.

1ª Aula: Concpeção de Alfabetização

Partindo da falta de clareza teórica e didática de muitos educadores, surge a necessidade de se rever e revisitar os referenciais teóricos que contribuem para a concepção de alunos ativos, como indivíduos que interagem com as práticas de ensino, especificamente o ensino de leitura e escrita na etapa de alfabetização inicial.

Priorizamos a análise das formas de ensino da notação alfabética no processo de alfabetização por ser o momento do qual se exige da escola a inserção dos alunos na cultura escrita e a autonomia na leitura e produção de textos.

Diante dessa realidade, é necessário um aprofundamento das teorias formuladas por Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Magda Soares e Délia Lerner, buscando esclarecimentos de problemas de ordem teórico-metodológico, visando permitir principalmente aos alfabetizadores a oportunidade de avaliar sua prática e reformular novas propostas pedagógicas que possibilitem uma efetiva aprendizagem dos alunos em direção ao seu desenvolvimento integral.

Nesse aspecto, enfatiza-se a importância do alfabetizar letrando destacando a proposta de letramento segundo Magda Soares, onde o aluno seja alfabetizado em um contexto onde leitura e escrita tenham sentido.

Partindo dessa vertente teórica explicitada por Magda Soares, fica explicito que se faz importante diferenciar alfabetização de letramento. Ou seja, a alfabetização se ocupa da aquisição da escrita pelo indivíduo ou grupos de individuos, o letramento focaliza os aspectos sócio-históricos da aquisição de um sistema escrito por uma sociedade.

Por isso que a alfabetização deve se desenvolver em um contexto de letramento como início da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes de caráter prático em relação a esse aprendizado; entendendo que a alfabetização e letramento, devem ter tratamento metodológico diferente e com isso alcançar o sucesso no ensino aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizada nas nossas escolas. Letramento é informar-se através da leitura, é buscar notícias e lazer nos jornais, é interagir selecionando o que desperta interesse, divertindo-se com as histórias em quadrinhos, seguir receita de bolo, a lista de compras de casa, fazer comunicação através do recado, do bilhete, do telegrama. Letramento é ler histórias com o livro nas mãos, é emocionar-se com as histórias lidas, e fazer, dos personagens, os melhores amigos. Letramento é descobrir a si mesmo pela leitura e pela escrita, é entender quem a gente é e descobrir quem podemos ser.

Para finalizar cabe destacar que o conhecimento das letras é apenas um meio para o letramento, que é o uso social da leitura e da escrita. Para formar cidadãos atuantes e interacionistas, é preciso conhecer a importância da informação sobre letramento e não de alfabetização. Letrar significa colocar a criança no mundo letrado, trabalhando com os distintos usos de escrita na sociedade. Essa inclusão começa muito antes da alfabetização, quando a criança começa a interagir socialmente com as práticas de letramento no seu mundo social. O letramento é cultural, por isso muitas crianças já vão para a escola com o conhecimento alcançado de maneira informal absorvido no cotidiano. Ao conhecer a importância do letramento, deixamos de exercitar o aprendizado automático e repetitivo, baseado na descontextualização.

Vídeo



Este é um vídeo produzido pela Revista Nova Escola on-line, na qual mostra uma perspectiva diferenciada de alfabetização.

Fórum de debate



Espaço destinado para trocas de experiências e sugestões de práticas bem-sucedidas em sala de aula.

Pesquisar este blog